O uso de recursos naturais e a necessidade de cuidar do meio ambiente está a cada dia mais necessária. O fato da utilização de plásticos serem um risco hoje para o meio ambiente, é também a forma de repensarmos os descartes e torna-los necessário para o futuro. É pensando assim que diversas startups ao redor do mundo veem a matéria prima como molde para um futuro melhor e mais ecológico. Confira a matéria do blog Startupi abaixo e saiba mais!

O impacto da ação humana no planeta é cada vez mais perceptível. Isso torna urgente a implementação de medidas que garantam o equilíbrio do uso de recursos naturais, geração de resíduos e desaceleração das mudanças climáticas. Neste cenário, é fundamental que toda a sociedade – considerando desde o setor público até a indústria e o consumidor -, se engaje em novos hábitos e processos em busca de um modelo mais sustentável de vida. Isso implica no plástico como matéria-prima, por exemplo.

O material tem grande contribuição na evolução social e desempenha papel crucial na entrega de um futuro mais sustentável. Sua combinação de leveza, baixo custo e durabilidade o colocam em posição de destaque na redução de emissões de gases de efeito estufa. Além de um uso mais eficiente de recursos naturais, como água e energia. Ao demais, o material também assegura a produtividade agrícola, a segurança alimentar e a higiene hospitalar. Contudo, a gestão adequada de resíduos e o desenvolvimento da cadeia de reciclagem ainda são desafios.

O que tem sido feito com o plástico como matéria prima?

De acordo com o estudo ‘Perfil da Indústria Brasileira de Transformados’, feito pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), em 2017, o Brasil consumiu 6,5 milhões de toneladas do material, sendo 33% plásticos de vida curta (de até um ano). A Fundação Instituto de Administração (FIA) indica que, neste mesmo período, o índice de reciclagem de embalagens foi de 26%.

Utilizando a inovação como motor de transformação, startups de todo o Brasil desenvolvem soluções que transformam o desafio da ampliação da reciclagem em oportunidade. Fazendo com que se revelando o potencial de negócio que a economia circular agrega ao mercado. 

Quer saber mais e acompanhar a inovação retratada pela Eco plans? Acesse o conteúdo original no site da Startupi!

Comentários