Cientistas transformam resíduos de plástico em mercadorias valiosas
Foto: Arquivos Caçula fm

A melhor maneira de lidar com o plástico hoje é criar uma economia circular na qual os recursos possam ser reutilizados, em vez de jogados fora – e uma nova tecnologia desenvolvida por uma equipe de pesquisa internacional pode ser uma solução inovadora para resolver o problema.

Na edição de outubro da revista Nature Catalysis, cientistas de Oxford e outras universidades do Reino Unido, em colaboração com grupos de pesquisa na China e na Arábia Saudita, anunciaram que desenvolveram um método simples para recuperar produtos químicos valiosos de resíduos plásticos, para que os recicladores possam têm um meio de ganhar mais dinheiro com a coleta de resíduos plásticos.

De acordo com o estudo , o novo processo da equipe envolve quebrar o plástico em seus componentes moleculares, “pulverizando-o” e usando microondas. Isso pode liberar os principais componentes de materiais plásticos, incluindo hidrogênio e carbono puro, que podem então formar produtos de alto valor, como nanotubos de carbono.

Para realizar essa façanha, a equipe usou um novo conjunto de catalisadores – uma palavra sofisticada para materiais que estimulam reações químicas subsequentes.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Gazeta do Povo com a matéria completa.

Comentários