Contrariamente ao modelo de produção linear tradicional, na economia circular, os recursos utilizados integram um ciclo fechado, de forma a não se deitar nada fora. A e euronews visitou uma empresa italiana de textêis que tem desenvolvido uma abordagem inovadora na área da economia circular.
Fundada há quase 100 anos, a Pará produz toldos e móveis de exterior. Alguns dos produtos da empresa italiana decoraram a Casa Branca durante a presidência de Barack Obama. Mas a Pará tem consciência do impacto ambiental da indústria têxtil.
Repensar o ciclo de vida dos produtos na indústria têxtil
“A Pará manteve sempre uma política respeituosa dos recursos naturais. Investimos numa estação de tratamento das água e esgotos, temos uma fábrica de co-geração de energia para obter água quente e vapor e painéis fotovoltaicos para obter energia solar limpa”, disse à euronews Matteo Parravicini, presidente da empresa italiana.
A empresa está a estudar uma forma de recuperar e reutilizar produtos antigos de clientes que chegaram ao fim do seu ciclo de vida.
Esta é uma curadoria de conteúdo feita pela Reed Exhibitions sobre o setor. Para saber mais sobre arquitetura do surfe, leia o conteúdo produzido por Euronews.